condominio2

Auditoria no condomínio: solução para conflitos entre síndicos e moradores

 

Nem sempre podemos ter certeza da integridade das pessoas que nos cercam.  Pequenas, médias e grandes empresas sofrem com a falta de resiliência de alguns funcionários, inclusive nas grandes corporações é comum que algumas pessoas se envolvam com atividades ilícitas e esquemas de corrupção. Por isso, todo cuidado é pouco, fazendo com que os sistemas de controle e combate a estes atos tornam-se cada vez mais necessários.

Situações de fraudes e delitos também podem acontecer na gestão de condomínios, principalmente porque muitos deles se equiparam a empresas, no quesito movimentação financeira. Como há um número grande de pessoas envolvidas a quem o síndico do edifício deve prestar contas, tudo o que é feito no condomínio precisa ser o mais transparente possível, como por exemplo: gastos previstos e imprevistos, aumento real no valor da energia elétrica ou da água, ou mesmo o pagamento de funcionários, que devem ser apresentados, discutidos e aprovados em assembleias com os condôminos.

“Quando os condôminos desconfiam da gestão do síndico, dos conselheiros ou da administradora do edifício, devem contratar um serviço de auditoria externa para verificar as contas e constatar se houve realmente desvio de verbas, superfaturamento no valor dos serviços cobrados, ou quaisquer outros tipos de irregularidades que possam vir a trazer prejuízos para quem reside ou trabalha no local”, aconselha Sergio Bugelli Sutto, diretor do escritório de auditoria Galloro & Associados.

A opção pela auditoria no condomínio tem duas grandes vantagens: primeiramente, a certeza de que será realizado um trabalho imparcial que trará a definitiva solução para o problema; segunda, uma vez que com o laudo do auditor em mãos, os condôminos poderão ter certeza se houve ou não alguma ação de má fé por parte do síndico ou da empresa administradora. Se houve, estes deverão ser devidamente responsabilizados e assumir por suas ações: se for constatada inocência, o síndico, os conselheiros e os administradores do edifício ganharão credibilidade e poderão trabalhar tranquilo sem nenhuma mácula em suas reputações.  O edifício voltará a viver em paz.

Contudo, é importante ter muito claro que para a auditoria no condomínio trazer os resultados desejados é preciso contratar um escritório de confiança e com experiência neste serviço, pois os profissionais envolvidos nesta tarefa deverão unir eficiência e rapidez em seu diagnóstico e apresentação do laudo, além de terem a ética e o sigilo como prioridades em seu trabalho.

Informativo

Receba nosso informativo colocando seu e-mail no campo abaixo e fique por dentro de todas as dicas


Categorias

Notícias
Institucional

Artigos Mais Vistos

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ

Leia mais +
logo

IRPJ: o que é e como funciona

IRPJ: o que é e como funciona

Entre a infinidade de tributos pagos pelas empresas está o Imposto de Renda da

Leia mais +
logo

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

Desorganização e Contabilidade n&ati

Leia mais +

Artigos Recentes

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos...

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ...

Leia mais +
logo

O software certo para a sua empresa, com praticidade e controle eficaz...

Uma das grandes dificuldades das empresas, em especial as de pequeno e médio porte, é a escolha e a implantação de um s...

Leia mais +
logo

Revisão tributária pode prevenir problemas com o fisco...

Independente do porte da empresa, é preciso ter todo o cuidado com os impostos a serem pagos, pois uma das piores dívidas que podemos...

Leia mais +

Gostou desse post? Avalie!

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.