Compliance nas empresas
Compliance vem ganhando familiaridade nos ambientes corporativos, a palavra tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos/internos e em sintonia com os princípios éticos, missão, valores da empresa. Portanto, manter a empresa em conformidade significa atender aos normativos dos órgãos reguladores, de acordo com as atividades desenvolvidas pela sua empresa, bem como os regulamentos internos, principalmente aqueles inerentes ao seu controle interno.
O permanente mapeamento de riscos operacionais, financeiros e ambientais tem sido uma lição de casa diária na gestão das empresas. A identificação de fragilidades permite, desta forma, a redefinição de estratégias tendo em vista o cumprimento de metas e a melhoria contínua da gestão e controle de riscos.
Na busca por credibilidade e competitividade, a regra hoje é ter uma gestão o mais transparente possível, tendo como recurso as práticas de Governança Corporativa que incorpore normas de Compliance. Embora “Anticorrupção” também seja uma das palavras de ordem no atual cenário sócio político e econômico do Brasil, não e só aqui que reina a instabilidade causada por práticas lesivas as empresas e má reputação da marca