Due Diligence - Assessoria em Aquisição de Empresas
A Due Diligence é um processo de investigação sobre a existência de débitos ou pendências de ordem tributária, trabalhista e outras contingências, para confirmar os dados disponibilizados aos potenciais compradores ou investidores.
Esse processo tem variações claras conforme a natureza do negócio e o tamanho da empresa, mas basicamente refere-se a questões de ordem financeira, contábil e fiscal, além de aspectos jurídicos societários, trabalhistas, ambientais, imobiliários, de propriedade intelectual e tecnológica.
Todavia, trata-se de um trabalho que identifica os ativos e passivos contábeis e jurídicos e avalia-os a valor de mercado, a fim de subsidiar operações de fusão, incorporação, compra e joint venture, permitindo maior segurança na negociação entre compradores, acionistas ou investidores.
Nesse processo, o conhecimento técnico e a atuação ética com garantia de imparcialidade e confidencialidade da equipe são essenciais para que a operação seja bem sucedida.
A auditoria pode ser direcionada para a preparação da empresa pensando em um futuro processo de venda, permitindo a adoção de medidas corretivas, agregando valor a empresa.
O resultado do processo de due diligence é, normalmente, um relatório que aponta a situação geral do objeto da transação, confirma seus valores e identifica suas contingências.