IRPJ: o que é e como funciona
Entre a infinidade de tributos pagos pelas empresas está o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ. No entanto, mesmo sendo obrigatório, nem sempre os empresários sabem como de fato funciona esse imposto e a sua apuração. Por isso, nós da Galloro & Associados tiramos esta dúvida para vocês.
O IRPJ deve ser pago pelas empresas e pelas pessoas físicas a elas equiparadas, domiciliadas no Brasil. O imposto é apurado com base no lucro, que pode ser real, presumido ou arbitrado. A alíquota do IRPJ é de 15% sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20 mil por mês. Ou seja, é um imposto que pesa no bolso.
Segundo a Receita Federal, a alíquota do adicional é única para todas as pessoas jurídicas, inclusive instituições financeiras, sociedades seguradoras e assemelhadas.
Em geral, o período de apuração do IRPJ é trimestral, com o pagamento sendo realizado nos dias 30 ou 31 dos meses de março, junho, setembro e dezembro. No entanto, as companhias do Lucro Real podem pagá-lo mensalmente.
Vale lembrar que as empresa do Simples Nacional também pagam Imposto de Renda, sendo que este está incluso na guia de impostos municipais, estaduais e federais acordadas em um único pagamento. O IRPJ, neste caso, integra a alíquota e varia de acordo com a emissão de notas fiscais e com o faturamento da empresa.
Declaração
Além de pagar o imposto, as empresas precisam entregar anualmente a declaração do IRPJ, cujo prazo comumente termina em abril. E há penalidades a quem entregar a declaração com atraso e também para quem repassar informações incorretas. Por isso, a atuação de um Contador experiente e com respaldo técnico é fundamental para evitar dores de cabeça em longo prazo.
A Galloro & Associados tem uma equipe preparada e com grande conhecimento na área, podendo prestar um trabalho de consultoria eficaz e sério, a fim de prevenir fiscalizações por incorreções e multas em seu empreendimento.