Terceiro Setor: sua entidade está pronta para uma auditoria?
Você, gestor de uma entidade do Terceiro Setor, acredita que já está pronto para passar por uma auditoria? Obrigatório para muitas organizações, esse processo demanda preparação e conhecimento do que será analisado pela empresa de auditoria independente.
Por isso, vale lembrar que a gestão de uma Entidade sem fins lucrativos requer dedicação do corpo gestor para que as responsabilidades não sejam negligenciadas. Em aspectos financeiros, contratuais, trabalhistas e fiscais, tais organizações assemelham-se a qualquer empresa.
O sócio da Galloro & Associados, Sérgio Bugelli Sutto, explica que, diante o elevado números de operações e da crescente regulamentação das entidades do Terceiro Setor, percebe-se o aumento de contingências provenientes de riscos de natureza fiscal, trabalhista, financeira e de gestão, sendo o corpo diretivo responsável perante o Código Civil.
“A revisão de auditoria é uma valiosa ferramenta para a gestão das Entidades sem fins lucrativos de todos os portes, minimizando os riscos e contingencias geradas por suas operações, proporcionando assim maior segurança e dando credibilidade às informações prestadas para a sociedade, órgãos financiadores, parceiros, e demais usuários.”
Sutto conta que o processo de auditoria dura em média 30 dias, desde a assinatura do contrato de prestação de serviços até a entrega dos relatórios finais. Esse prazo pode sofrer alterações diretamente relacionadas ao nível de organização interna, preparação para receber a auditoria e zelo no atendimento no transcorrer dos trabalhos. Dessa forma, elencamos algumas dicas a seguir:
-
Antes de passar por uma auditoria externa, a organização deve se preparar, internamente, para ser interpelada. Isso significa que os gestores devem informar aos seus colaboradores e gestores sobre a importância e objetivos do processo e engajá-los pelo sucesso desta ação;
-
É importante definir quais partes da entidade serão auditadas. Este é o momento para os gestores mapearem todos os processos internos. Isso significa conhecer e estruturar todas as funções e demandas existentes e identificar quais são os pontos de melhoria;
-
Antecipar-se aos questionamentos, principalmente das operações principais e envolvendo valores de maior representatividade;
-
Responder o que for perguntado e mostrar o que for pedido, buscando manter sempre uma boa comunicação;
-
Tenha em mente que atender à equipe de auditoria demanda horas de trabalho, dessa forma, tente aliviar a rotina diária nesse período;
Para ter um serviço de qualidade, feito com competência e profissionalismo, procure um profissional especializado neste segmento. A Galloro & Associados tem mais de 60 anos de história no mercado nacional e internacional, sendo uma das principais empresas prestadoras de serviços de auditoria e consultoria empresarial.