logo

Auditoria confere credibilidade a Entidades do Terceiro Setor

Auditoria confere credibilidade a Entidades do Terceiro Setor

Quem trabalha com o Terceiro Setor sabe da importância de uma gestão transparente para a credibilidade da Entidade e, quanto mais credibilidade, maior a chance de obter patrocínios, apoios, parcerias e doações. A realização de uma auditoria atesta a confiabilidade das contas da organização.

O auditor e sócio da Galloro & Associados, Sergio Bugelli Sutto, explica que o exame de auditoria para as Entidades de Interesse Social, de responsabilidade dos auditores independentes, é uma exigência que pode ser feita pelo Poder Público, por financiadores, estatutária ou legal, ou ainda, por liberalidade do corpo diretivo em convergência aos conceitos de governança corporativa. Em qualquer um dos casos citados, deve ser executada por auditor independente, legalmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade e, em alguns casos, por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

“A Auditoria é exigida por lei para as entidades filantrópicas com faturamento anual superior a R$ 3.600.000, conforme Lei Federal no. 12.101/09; e para as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - Oscip’s ao realizar a aplicação dos recursos objeto do Termo de Parceria, nos casos em que o montante de recursos for maior ou igual a R$ 600.000, conforme artigo 19º, do Decreto no. 3.100/99.”

O processo de auditoria dura em média 30 dias, e vai desde a assinatura do contrato de prestação de serviços até a entrega dos relatórios finais. Esse prazo pode sofrer alterações diretamente relacionadas ao nível de organização interna, preparação para receber a auditoria e zelo no atendimento no transcorrer dos trabalhos.

Com o propósito de não perder tempo nem ter dor de cabeça com um trabalho que não preze por qualidade e ética, procure um profissional especializado. “A Galloro & Associados tem mais de 60 anos de história no mercado nacional e internacional, sendo uma das principais empresas prestadoras de serviços de Auditoria e Consultoria Empresarial. Atendemos às necessidades específicas de nossos clientes com soluções personalizadas e a agilidade exigida na época atual. Além disso, possuímos os cadastros, certificações e experiência necessárias para atender a maior parte das empresas e entidades, em todo território nacional, sendo alguns exemplos: Cadastro na Comissão de Valores Mobiliários – CVM; Cadastro no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID; e Expertise em atender Empresas com recursos captados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, em diversas modalidades”, conta Sutto.

Informativo

Receba nosso informativo colocando seu e-mail no campo abaixo e fique por dentro de todas as dicas


Categorias

Notícias
Institucional

Artigos Mais Vistos

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ

Leia mais +
logo

IRPJ: o que é e como funciona

IRPJ: o que é e como funciona

Entre a infinidade de tributos pagos pelas empresas está o Imposto de Renda da

Leia mais +
logo

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

Desorganização e Contabilidade n&ati

Leia mais +

Artigos Recentes

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos...

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ...

Leia mais +
logo

O software certo para a sua empresa, com praticidade e controle eficaz...

Uma das grandes dificuldades das empresas, em especial as de pequeno e médio porte, é a escolha e a implantação de um s...

Leia mais +
logo

Revisão tributária pode prevenir problemas com o fisco...

Independente do porte da empresa, é preciso ter todo o cuidado com os impostos a serem pagos, pois uma das piores dívidas que podemos...

Leia mais +

Gostou desse post? Avalie!

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.