logo

Destinação do IRPF: um ato do bem

Destinação do IRPF: um ato do bem

Que tal aproveitar o espírito natalino para destinar parte do seu Imposto de Renda antes do fim do ano? Essa boa ação não custa nada, literalmente, e pode fazer a diferença em projetos que ajudam crianças, adolescentes, pessoas idosas, ou com deficiência, projetos esportivos ou culturais? Além disso, essa ação torna possível às pessoas físicas terem um imposto a pagar menor ou um valor maior a restituir.

Se as doações forem feitas até 31 de dezembro, podem ser descontados até 6% do IRPF devido na declaração modelo completo. Já a pessoa jurídica consegue deduzir até 1% do IRPJ devido no lucro real. Mas, quem demorar e só decidir fazer a destinação em 2017, só poderá encaminhar 3% do imposto devido na declaração.

Por lei, todo contribuinte do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF ou pessoa jurídica - IRPJ pode doar parte do imposto que deve pagar ao governo a fundos ligados a crianças e adolescentes, idosos, projetos audiovisuais, esportivos, culturais, bem como a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou câncer. Mas para doar, é preciso atenção: não adianta oferecer o donativo diretamente para uma entidade: é preciso que a doação seja feita para fundos ou projetos cadastrados na Receita Federal do Brasil - RFB.

Vale lembrar que, para doar no programa da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF basta ir à ficha “Doações Diretamente na Declaração”, escolher o fundo municipal, selecionar o Estado e o município, e informar o valor a ser doado. Em seguida, basta clicar no botão “OK”, imprimir o Documento de Arrecadação das Receitas Federais – Darf e pagar até a data limite (31 de dezembro para abater 6% ou fim do período de entrega do IR para dedução de 3%).

Tem dúvidas sobre malha fina ou mesmo sobre como fazer a destinação? Procure um dos profissionais da Galloro & Associados para orientá-lo e ajudar a encontrar uma instituição que se adeque à sua visão de mundo.

Informativo

Receba nosso informativo colocando seu e-mail no campo abaixo e fique por dentro de todas as dicas


Categorias

Notícias
Institucional

Artigos Mais Vistos

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ

Leia mais +
logo

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

Desorganização e Contabilidade n&ati

Leia mais +
logo

Galloro & Associados: Origem da empresa

 Em 1953, o contador e economista Frederico José Sacco fundou a empresa Auditora Sacontábil, no bairro do Bom Retiro e por quase

Leia mais +

Artigos Recentes

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos...

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ...

Leia mais +
logo

O software certo para a sua empresa, com praticidade e controle eficaz...

Uma das grandes dificuldades das empresas, em especial as de pequeno e médio porte, é a escolha e a implantação de um s...

Leia mais +
logo

Revisão tributária pode prevenir problemas com o fisco...

Independente do porte da empresa, é preciso ter todo o cuidado com os impostos a serem pagos, pois uma das piores dívidas que podemos...

Leia mais +

Gostou desse post? Avalie!

Logo star-snippets.com