logo

Formalização no processo de compras é primeiro passo transparência da gestão

Em tempos de grandes conflitos éticos e punições para quem não segue os princípios empresariais exigidos pelo mercado, a preocupação com a transparência dos dados e balanços deve ser levada a sério. Através de uma prestação de contas bem executada, podemos demonstrar o carácter sério de cada instituição, especialmente as integrantes do Terceiro Setor.

A Contadora Ana Galloro, sócia da Galloro & Associados, explica que a formalização estruturada de um processo de orçamento e compra faz parte da prestação de contas e demonstra preocupação da instituição em explicitar os procedimentos e decisões tomadas.

“Nas entidades e empresas de menor porte, nem sempre as cotações de preços são documentadas em formulário adequado que possibilite a consulta em qualquer época”, conta. Segundo a profissional, a implementação deste procedimento não é difícil: com um modelo de planilha e descrição simples de processos, a inclusão na rotina pode ser feita de maneira natural.

É importante realizar a cotação em pelo menos três fornecedores, obtendo preços, prazos de pagamento, informações adicionais sobre qualidade e solidez da empresa pesquisada. Esses dados são inseridos em uma planilha, evidenciando a decisão de compra tomada e a justificativa para tal.

A contadora explica que as cotações de preços visam garantir as aquisições com o melhor custo benefício, observando o preço, qualidade e as melhores condições de negociação possíveis. “A ausência de realização de cotações de preços e de outras formalizações referentes aos processos de compras ocasiona fragilidades aos controles internos, impedindo a identificação sobre as condições em que foram realizadas as compras, como por exemplo, se a aquisição de materiais realizou-se ao menor preço praticado ou sob as melhores condições disponíveis”, o que também, segundo a especialista, evita ações ilícitas, como o favorecimento de determinadas empresas por motivos escusos.

Quem ainda não realiza tal prática, deve procurar um profissional com conhecimento e idoneidade para ajudar na implementação deste processo, como os sócios da Galloro & Associados, que podem auxiliar a sua empresa na busca por uma administração mais transparente. A Galloro fornece, gratuitamente, um modelo de planilha para cotação de preços. Solicite a sua.

Informativo

Receba nosso informativo colocando seu e-mail no campo abaixo e fique por dentro de todas as dicas


Categorias

Notícias
Institucional

Artigos Mais Vistos

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ

Leia mais +
logo

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

Desorganização e Contabilidade n&ati

Leia mais +
logo

Galloro & Associados: Origem da empresa

 Em 1953, o contador e economista Frederico José Sacco fundou a empresa Auditora Sacontábil, no bairro do Bom Retiro e por quase

Leia mais +

Artigos Recentes

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos...

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ...

Leia mais +
logo

O software certo para a sua empresa, com praticidade e controle eficaz...

Uma das grandes dificuldades das empresas, em especial as de pequeno e médio porte, é a escolha e a implantação de um s...

Leia mais +
logo

Revisão tributária pode prevenir problemas com o fisco...

Independente do porte da empresa, é preciso ter todo o cuidado com os impostos a serem pagos, pois uma das piores dívidas que podemos...

Leia mais +

Gostou desse post? Avalie!

Logo star-snippets.com