logo

CNES é extinto e facilita funcionamento de OSCIPs

CNES é extinto e facilita funcionamento de OSCIPs

O Cadastro Nacional de Entidades Sociais - CNES foi desativado definitivamente, com a revogação da lei que permitia o governo federal reconhecer as associações e fundações como Utilidade Pública Federal (UPF). O principal objetivo do CNES era receber os relatórios de atividades das entidades tituladas como UPF e emitir a denominada certidão de regularidade de prestação de contas.

O Contador Sérgio Sutto, sócio da Galloro & Associados, explica que a extinção do CNES faz parte de uma série de mudanças no intuito de desburocratizar os procedimentos de credenciamento das entidades perante o Ministério da Justiça, em especial, no que diz respeito às Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIPs.

Com as mudanças, a detenção do título de OSCIP passa a depender somente do ato inicial de qualificação pelo Ministério da Justiça – MJ e da manutenção dos requisitos institucionais necessários para sua manutenção.

“As OSCIPs e Organizações Estrangeiras - OE´s, principais afetadas pelas alterações, terão uma redução de custos e trâmites burocráticos em sua rotina administrativa. Daqui por diante, a análise do Ministério ficará restrita à condição da entidade em figurar como parte em eventual Termo de Parceria, a ser firmado com órgãos da Administração Pública Federal. Esta aptidão será atestada por uma Certidão de Regularidade a ser emitida pelo MJ, conforme previsto pelo Decreto nº 7.568 de 2011, que alterou o artigo 9º do Decreto nº 3.100 de 1999. A principal função desta certidão é informar a terceiros que a entidade permanece qualificada ou autorizada a funcionar no País, estando em dia com suas obrigações”, afirmou Sutto.

O Contador informa que a Portaria estabelece ainda que os processos administrativos em tramitação relacionados ao Título de Utilidade Pública Federal (extinto pela Lei nº 13.204/2015) serão arquivados.

Quem tem dúvidas sobre o assunto, deve procurar um profissional especializado em Terceiro Setor, que possa tanto responder questões quanto mostrar qual é o melhor caminho para a entidade seguir, assim como a Galloro & Associados, que tem grande experiência no segmento e 63 anos de mercado.

Informativo

Receba nosso informativo colocando seu e-mail no campo abaixo e fique por dentro de todas as dicas


Categorias

Notícias
Institucional

Artigos Mais Vistos

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ

Leia mais +
logo

IRPJ: o que é e como funciona

IRPJ: o que é e como funciona

Entre a infinidade de tributos pagos pelas empresas está o Imposto de Renda da

Leia mais +
logo

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

Desorganização e Contabilidade n&ati

Leia mais +

Artigos Recentes

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos...

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ...

Leia mais +
logo

O software certo para a sua empresa, com praticidade e controle eficaz...

Uma das grandes dificuldades das empresas, em especial as de pequeno e médio porte, é a escolha e a implantação de um s...

Leia mais +
logo

Revisão tributária pode prevenir problemas com o fisco...

Independente do porte da empresa, é preciso ter todo o cuidado com os impostos a serem pagos, pois uma das piores dívidas que podemos...

Leia mais +

Gostou desse post? Avalie!

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.