Contador e empresário devem ter relação de parceria e mútuos interesses
A relação entre o contador e o empresário deve ser muito mais forte do que a de um prestador de serviço / contratante: é preciso ser uma parceria efetiva. Fato é que o profissional da Contabilidade caracteriza-se realmente por ser um prestador de serviços, contudo a sua atividade deve ter por premissa ajudar os empreendedores a crescerem de forma estruturada e saudável.
Por meio do acesso às informações contábeis e fiscais da empresa, o contador consegue apontar os melhores caminhos a seguir e, em especial, o que não deve ser feito, a fim de evitar problemas para o gestor no futuro, esteja ele próximo ou distante. Não sonegar impostos, mesmo em período de crise, por exemplo, é um destes caminhos.
Para que esta relação funcione da melhor maneira possível, é necessário que o empresário dê ouvidos aos conselhos do contador e que o profissional da Contabilidade se dedique a conhecer a empresa e as suas especificidades e funcionamento, tanto no que se refere aos números quanto à rotina propriamente dita, seja por meio de conversas com funcionários e gestores, ou através de visitas aos diversos departamentos.
Com isso, o profissional da Contabilidade poderá perceber quais atividades poderiam ser otimizadas e onde é de fato necessário poupar ou investir nos períodos de crise financeira.
Para que este trabalho de Contabilidade Gerencial seja eficaz, o empreendedor deve abrir espaços para o Contador fazer o seu trabalho e trocar ideias com ele, tirando as suas dúvidas, apresentando projetos futuros e também propondo ações.
Ainda há outra condição necessária para o bom andamento do negócio: a contratação de um contador experiente e responsável, que conheça bem a Contabilidade e esteja sempre atualizado, uma vez que nesta área as mudanças são constantes. A Galloro & Associados possui um time de profissionais capacitado e disposto a ajudar o seu negócio a crescer, ofertando o serviço que você precisa, com a qualidade garantida.