A importância de formalizar uma ONG
Nossa sociedade tem muitas áreas de grande dificuldade, especialmente quando se refere à educação, saúde, violência e assistência social. Por isso, constantemente grupos de pessoas afins se reúnem com o objetivo de ajudar as comunidades, especialmente as mais carentes, que não recebem do governo a assistência necessária.
Assim surgem as organizações não governamentais, conhecidas como ONGs, que, quando de interesse público, integram o chamado Terceiro Setor. Pela forma improvisada como muitas iniciam suas atividades, a formalização necessária acaba sendo relegada a um segundo plano. A falta de profissionais com conhecimento específico nestas entidades dificulta ainda mais esse aspecto.
No entanto, a formalização destas organizações é primordial, até mesmo para viabilizar e ampliada a captação de recursos. Sem a formalização, é impossível obter recursos por meio de parcerias com o poder público ou até mesmo de programas de incentivo fiscal, como a Lei Rouanet.
Mas, para regularizar a sua situação, é preciso que o responsável pela entidade procure profissionais capacitados, em especial no setor contábil, pois é fundamental que todas as informações da Contabilidade da ONG estejam registradas corretamente.
Para se certificar e comprovar a idoneidade das suas contas - tanto aos órgãos certificadores quanto a possíveis parceiros – uma auditoria é fundamental. A Galloro & Associados tem experiência no setor e possui a credibilidade e o conhecimento necessário para auxiliar organizações do Terceiro Setor.