logo

A importância do centro de custos para a gestão de uma ONG

A importância do centro de custos para a gestão de uma ONG

Você sabe o que é centro de custo e como aplicá-lo em uma entidade do Terceiro Setor? Trata-se de uma ferramenta de gestão, uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise de partes do negócio. E a sua utilização é uma forma de dividir as despesas e custos da instituição por atividade ou por projeto.

Trocando em miúdos: é separar/alocar as despesas e custos por atividades ou projetos e registrá-las separadamente na Contabilidade. A sócia da Galloro & Associados, Ana Maria Galloro, explica que esta metodologia, quando aplicada, facilita a gestão, o planejamento, a tomada de decisão e a prestação de contas da instituição. “O centro de custos também possibilita o compartilhamento fracionado da informação, ou seja, cada coordenador do projeto poderá receber apenas a prestação de contas das atividades sob sua responsabilidade”.

Este sistema torna as contas das entidades do Terceiro Setor mais organizadas e, com isso, fica mais fácil responder a perguntas, tais como: qual a verba utilizada no projeto? A verba está adequada? Quanto resta para empenhar? Preciso de mais recursos para finalizar tal projeto?

No entanto, sem a colaboração de um contador experiente, as entidades podem ter problemas em obter as informações. Ana explica que o principal equívoco é a classificação errada da despesa. “Se a despesa de um projeto é jogada em outro, as decisões tomadas baseadas nas informações por centro de custo destes dois projetos ficarão comprometidas”, explica.

Por isso, para a implementação de centro de custos, é fundamental que a pessoa que trabalha no financeiro da entidade tenha conhecimento da destinação de cada despesa ou custo, classificando da maneira correta qual o centro de custo a ser alocado. Isto pode ser obtido com um treinamento interno, de baixo custo, que deve ser ministrado por alguém com experiência no setor, como os profissionais da Galloro & Associados.

Informativo

Receba nosso informativo colocando seu e-mail no campo abaixo e fique por dentro de todas as dicas


Categorias

Notícias
Institucional

Artigos Mais Vistos

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ

Leia mais +
logo

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

A importância do bom arquivamento dos documentos contábeis

Desorganização e Contabilidade n&ati

Leia mais +
logo

Galloro & Associados: Origem da empresa

 Em 1953, o contador e economista Frederico José Sacco fundou a empresa Auditora Sacontábil, no bairro do Bom Retiro e por quase

Leia mais +

Artigos Recentes

logo

Organizações do Terceiro Setor podem ser isentas de diversos impostos...

 

As organizações que atuam no Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais – ONGs, associ...

Leia mais +
logo

O software certo para a sua empresa, com praticidade e controle eficaz...

Uma das grandes dificuldades das empresas, em especial as de pequeno e médio porte, é a escolha e a implantação de um s...

Leia mais +
logo

Revisão tributária pode prevenir problemas com o fisco...

Independente do porte da empresa, é preciso ter todo o cuidado com os impostos a serem pagos, pois uma das piores dívidas que podemos...

Leia mais +

Gostou desse post? Avalie!

Logo star-snippets.com